A vida sempre oferece duas opções,
se não há uma segunda porta,
pode apostar que existe uma janela,
ou um telhado que se possa abrir.
Por isso, você pode contemplar uma rosa,
sentir seu perfume inigualável,
perder-se com a beleza das cores,
e deixar-se levar pela magia das flores.
Ou sentir o espinho e reclamar da dor,
lamentar as folhas arrancadas.
Pode chorar por não ter recebido mais rosas,
ou ainda hoje, oferecer uma para alguém...
Mesmo diante da noite mais escura,
podemos acender um mísero fósforo e iluminar a rua.
Diante da dor mais profunda,
podemos confortar com um gesto, uma palavra.
Perto do fim, podemos encontrar o nosso começo,
e onde tudo parecer impossível,
nos resta o encontro divino com a fé,
onde Deus, que habita em nós, responde,
Filho, Eu estou aqui,
Eu sou o Amor.
Duas escolhas, sempre!
Que o amor seja sempre a sua primeira escolha.
terça-feira, 22 de março de 2011
Células Tronco e a Retinose Pigmentar.
Autora:
☆♡ Cida Marxs ♡☆
às
7:41:00 PM
0
comentários
Marcadores:
Doenças da Visão
Introdução as células-troncos
Todos já ouvimos falar das extraordinárias promessas contidas nas pesquisas com células-tronco, no que diz respeito a várias doenças e transtornos. Mas ainda é preciso trabalhar muito para realizar estas pesquisas e transformá-las em tratamentos seguros e eficientes.
A Sociedade Internacional para a Pesquisa com Células-Tronco (ISSCR, na sigla em inglês) está muito preocupada com o fato de que as terapias com células-tronco estão sendo disponibilizadas comercialmente no mundo todo antes de serem comprovadamente consideradas seguras e eficientes.
As terapias com células-tronco são quase todas recentes e experimentais. Nestes primeiros estágios, elas podem não funcionar ou podem revelar aspectos negativos.
Tenha certeza de que você entende o que está buscando antes de cogitar a possibilidade de se submeter a uma terapia com células-tronco.
Vale lembrar que a maioria das descobertas médicas se baseia em anos de pesquisas realizadas em universidades e empresas privadas. Existe um longo processo que começa com estudos laboratoriais e depois nos testes clínicos que mostram que alguma coisa é segura e útil. Como um remédio novo, as terapias com células-tronco devem ser avaliadas e preencher certos requisitos antes de receberem a aprovação dos órgãos nacionais reguladores a fim de que sejam usadas no tratamento de pessoas.
O que são células-tronco?
As células-tronco são definidas por duas propriedades. Primeiro, elas são capazes de se “autorregenerar”, isto é, podem se dividir e dar origem a mais células-tronco do mesmo 4 tipo.
Segundo, podem amadurecer ou se “diferenciar”, gerando células com funções especializadas, como as células da pele, músculos ou sangue.
Há vários tipos de células-tronco. Entre elas estão as células-tronco embrionárias, que existem apenas nos primeiros estágios de desenvolvimento; e vários tipos de célulastronco de tecidos específicos (às vezes chamadas de células-tronco “adultas” ou “somáticas”), que são encontradas em vários tecidos do nosso organismo.
Recentemente, células com propriedades semelhantes às das células-tronco embrionárias, chamadas de células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS), foram desenvolvidas a partir de células com funções especializadas como as da pele.
Visite o website da ISSCR e leia Stem Cell Facts: The Next Frontier (Fatos sobre as Células-Tronco: a Nova Fronteira), para mais informações sobre células-tronco, pesquisas sobre células-tronco, termos relacionados às células-tronco e alguns dos desafios que precisam ser enfrentados a fim de que se use as células-tronco no tratamento de várias doenças: http://www.isscr.org/public/ISSCR08_PubEdBroch.pdf
Projeto Retinose Pigmentar
A terapia celular com células tronco para tratamento da retinose pigmentar é um tratamento que está sendo testado em nosso serviço através de uma pesquisa que foi autorizada pelo Comitê Nacional de Ética . Este estudo também foi registrado no órgão americano de controle de pesquisas (clinicaltrial.gov) sob o número NCT01068561.Neste órgão as pesquisas são registradas somente após conseguir uma autorização do Comitê Nacional de Ética do país de origem e através deste sistema , todos os pesquisadores do mundo tem acesso ao estudo ,como ele está sendo realizado e os resultados obtidos.Muitos países como os Estados Unidos permitem a publicação ou apresentação em congressos de pesquisa deste nível somente após o registro neste órgão.
Dr Rubens Siqueira juntamente com pesquisadores da USP-Ribeirão PretoO (Prof.Dr. Rodrigo Jorge e Prof.Dr. André Messias do departamento de retina e Prof.Dr. Julio Voltarelli do departamento de transplante de medula óssea).
,iniciaram há 1 ano e meio a primeira fase do estudo com 5 pacientes e foi demonstrado ser um procedimento seguro e viável. Observamos também repostas positivas com relação ao eletrorretinograma e campo visual.
Recebemos agora(dezembro de 2010) a autorização para iniciarmos a segunda fase do estudo que será realizada inicialmente em 20 pacientes e após o término, um outro grupo será convidado para participar da pesquisa.
O inicio está previsto para fevereiro de 2011quando já serão realizadas as aplicações de células tronco nos primeiros pacientes desta segunda etapa da pesquisa.
Os pacientes que serão selecionados, são pacientes já cadastrados em nosso sistema e a escolha dependerá somente dos critérios clínicos, portanto não funcionará como uma fila a ordem de chamada e sim de acordo com o resultado que o paciente apresentou em seus exames.
Os pacientes selecionados serão submetidos a uma avaliação psicológica e clínica-hematológica antes de serem submetidos ao tratamento.
Informações retiradas do site:
http://www.rubenssiqueira.com.br